NEW AGE POPULAR: A FÉ CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA NAS AULAS DE HISTÓRIA
A proposição desse
trabalho tem como principal objetivo descrever de forma breve as atividades
realizadas durante o período 2019.2 na disciplina de férias Seminário de Brasil
III, ministrada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN no Centro
de Ensino Superior do Seridó – CERES, Campus Caicó, para alunos de diversos
cursos do ensino superior da instituição interessados na temática proposta:
Aspectos da Religiosidade Brasileira na contemporaneidade.
A disciplina teve como
eixo central de discussão aspectos da fé e das práticas religiosas ou não do
Movimento New Age Popular, ou Movimentos da Nova Era. Os Movimentos New Age
Popular tem o seu surgimento nas primeiras décadas do século XX e a sua difusão
e crescimento no Brasil a partir da década de 1970 e 1980, e se caracterizam
por serem movimentos filosóficos ou religiosos híbridos, que integram traços de
diversas religiões, doutrinas e dogmas. Nesse caso, as expressões
mágico-religiosas utilizadas para a discussão se situaram no que se refere à
algumas práticas efetuadas na América Latina. Essas expressões religiosas além
de serem consideradas hibridas são marcadas pela busca da conexão com o campo
espiritual, com a natureza, com a ciência, o cosmos e com o “eu interior”. Sobre
as Religiões New Age, Oliveira afirma:
“De fato, a NA no
Brasil, adquire uma face própria que culmina com o que chamaremos de New Age
Popular – NAP –, presente em movimentos como o Vale do Amanhecer, as religiões
ayahuasqueiras de modo geral, a Umbanda Mística, a Legião da Boa Vontade entre
outros – emergindo de forma plural e eminentemente sincrética, em constante
diálogo com as religiões já estabilizadas no campo religioso. (OLIVEIRA, p.15,
2008)”
Nelas o
desenvolvimento das práticas são individuais e cada indivíduo é responsável
pela sua evolução enquanto ser humano, buscando assim viver em harmonia com os
demais seres humanos e com a natureza. Muitas difundem ideias de amor
incondicional, tolerância, caridade e cura. Bem como de união e respeito com os
seres humanos e com a natureza. Conforme observado nos estudos da disciplina,
esses movimentos filosóficos e religiosos ganham cada dia mais novos adeptos e
integrantes ao longo do tempo e se espalham cada vez para mais países e
comunidades.
Outro aspecto
relevante no que diz respeito as práticas New Age Popular é a possibilidade de
transito religioso entre os integrantes, que podem habitar diversos espações de
fé e culto, sem que necessariamente estejam presos a apenas um deles. Nesse
sentido, os integrantes podem frequentar religiões mais tradicionais como o
Catolicismo ou Protestantismo e “complementar” as suas práticas em outros
grupos.
As New Age’s Populares
também são marcadas por suas conexões com as sociedades pósmodernas e
contemporâneas, que possibilitaram em grande medida a partir da globalização,
da internet, da velocidade de informações, as trocas necessárias entre as
sociedades e as religiões, formando novas concepções de mundo adaptadas e
ressignificadas, para uma parcela de população que a partir do mesmo processo
também passa a admitir novas formas de crer e vivenciar as suas experiências.
Sobre a mistura de traços presente nas Religiões da Nova Era Guerriero afirma:
“A Nova Era resgata
tradições, passadas e atuais. Com as passadas empreende um processo de
recriação. Com as presentes, resignifica-as. Porém, nesse processo não há como
não alterar as religiões atuais, pois muitos praticantes dessas acabam entrando
em contato com o jeito nova era de lidar com o sagrado. Nesse trânsito e migração
acabam retornando à sua religião de origem com novas idéias e concepções na
bagagem.”(GUERRIERO,2009 P.37)
No que se refere ao
Campo da História, as tendências historiográficas assumidas a partir das
décadas de 1970 e 1980 com a admissão de novos objetos de pesquisa e métodos de
elaboração das discussões bem como a utilização das novas fontes propiciados
pela Nova História Cultural foram fundamentais para a ampliação e a escrita
desses novos objetos. Além do mais, a utilização da interdisciplinaridade
também foi e é de fundamental importância para o estudo desses movimentos, pois
a partir de outros campos do saber como a antropologia e a sociologia podemos
estabelecer conexões entre os estudos estabelecidos entre elas e a História.
A saber, as discussões
efetuadas na disciplina durante o período em que a mesma foi ministrada,
iniciaram-se por concepções teóricas acerca da História Cultural, do conceito
de cultura e do conceito de religião, a partir dessa discussão inicial que
delimitou o nosso campo de atuação e pesquisa. Após a discussão e abordagem dos
aspectos teóricos relativos ao campo historiográfico, passamos para discussões
sobre o tema proposto, delineando o conceito de New Age, e as suas concepções a
partir de outras ciências, bem como da história além de discussões sobre
aspectos da religiosidade popular e da hibridização dos movimentos que nos
propomos a estudar.
O nosso objetivo a
partir de então esforçou-se por problematizar e analisar o processo de
construção da religiosidade desses movimentos primeiramente a partir de
aspectos ressignificados das religiões tradicionais, levando em consideração os
mais diversos aspectos que se referem a constituição da fé.
Dentre os movimentos
que foram sugeridos para discussão na disciplina estiveram presentes as
Religiões ayahuasqueiras brasileiras como o Santo Daime e a União do Vegetal
–UDV, que fazem a utilização da beberagem de plantas como a Chá Hoasca (também
conhecido como ayahuasca). A bebida utilizada para a pratica do transe nos dois
movimentos é extraída e preparada a partir de duas plantas amazônicas, o cipó
Mariri (Banisteriopsis caapi), e as folhas da árvore Chacrona (Psicotria
viridis).
No caso do Centro Espirita
Beneficente União do Vegetal – UDV, se caracteriza por ser uma religião
fundamentalmente cristã, fundada ainda na década de 1960 pelo Mestre Gabriel,
como é conhecido pelos adeptos, José Gabriel da Costa. A primeira comunidade
fundada no meio da Floresta Amazônica, muda-se no ano de 1965 para Porto Velho
(RO) de onde a religião cresce a ganha mais adeptos que dão continuidade e
fazem a expansão do movimento para outras partes do país, A UDV, tem como
princípios fundamentais segundo seus integrantes o desenvolvimento espiritual
de seus adeptos sem fazer distinção de raça, cor, sexo, condição social o
nacionalidade. Nos dias atuais a União do Vegetal conta com 216 núcleos
espalhados pelos 26 estados brasileiros e mais dez países, como Estados Unidos,
Canadá, Peru e Austrália.
O Santo Daime por sua
vez, apesar de ter se iniciado também no interior da Floresta Amazônica nas
primeiras décadas do século XX, tem a sua fundação efetuada pelo neto de
escravos Raimundo Irineu Serra, Mestre Irineu. O Daime também é um movimento
cristão e hibrido, reunindo traços das tradições espíritas, católicas, caboclas
e indígenas. Seus adeptos acreditam que o Mestre Irineu tenha recebido
diretamente de Nossa Senhora da Conceição. Fundamentalmente a utilização da
bebida tem como principal objetivo a busca do “EU interior” de quem faz a sua
ingestão. Busca repudiar qualquer forma de sectarismo e preconceito, fanatismo
e intolerância religiosa.
Seguindo a nossa
discussão durante a exposição da disciplina abordamos o Movimento Doutrinário e
Religioso Cristão Vale do Amanhecer, que tem a sua instituição e oficialização
no ano de 1969. Diferentemente dos demais movimentos New Age Popular mais
conhecidos, o Vale tem a sua instituição por meio de uma mulher, chamada Neiva
Chaves Zelaya, ou Tia Neiva como é conhecida pelos seus adeptos, o vale do
Amanhecer tem a sua sede em na cidade de Planaltina-DF, e conta com
aproximadamente 800 mil adeptos e supera a marca de 650 templos espalhados no
em todo o Brasil, bem como em diversos países como Portugal e Inglaterra,
Canadá e Argentina. O VDA, se caracteriza por ser uma doutrina Cristã Hibrida,
com traços de diversas religiões como o Catolicismo, o Espiritismo, e religiões
de Matriz Africana. E apesar dos rituais terem como característica a incorporação
não existe a indução do transe por meio de nenhuma bebida. No Vale do
Amanhecer, os preceitos fundamentais estão na pratica da caridade, na
tolerância e no Amor Incondicional.
Outro movimento
discutido e analisado nas aulas da disciplina foi o Movimento criado pelo
Médium Brasileiro João Teixeira de Faria, mais conhecido como João de Deus. A
comunidade sede do médium João de Deus está situada na cidade de Abadiânia(GO)
fundada inicialmente em Cachoeira do Goiás em 1942 transferida para Abadiânia
em 1976 com a fundação da Casa Dom Inácio de Loyola. Segundo os adeptos e
frequentadores, a doutrina instituída pelo médium João de Deus tem a sua
instituição a partir dos preceitos de Chico Xavier, médium brasileiro conhecido
mundialmente pela pratica da caridade e psicografia de textos por espíritos, e
do suposto espirito Bezerra de Menezes. João de Deus ficou conhecido
mundialmente principalmente após ser convidado pela apresentadora de TV
Estadunidense, Oprah Winfrey para participar de alguns de seus programas.
O traço mais
interessante no que se refere ao movimento promovido pelo médium Joao de Deus é
que no ano de 2018, o médium foi denunciado e indiciado por abuso sexual.
Milhares de mulheres entraram gradativamente com ações contra o mesmo, pelo
crime de abuso sexual. Ele também foi indiciado por falsidade ideológica e
posse ilegal de armas, dentre outros crimes. Em 15 de dezembro de 2018, João de
Deus se entregou à polícia e até o presente momento (no ano de 2020) continua
preso em regime de prisão domiciliar. Entretanto, apesar do funcionamento da
Casa Inácio de Loyola estar prejudicado em virtude da prisão do Médium, as
orações acontecem simultaneamente nas residências dos seus adeptos no Brasil e
fora dele. Excetuando a parte judicial que a doutrina passa com a prisão do
médium, observamos que existem muitos relatos de cura espiritual exercida a
partir dos rituais empreendidos na Casa Dom Inácio de Loyola. Muitos dos
frequentadores relatam a sua cura e o bem-estar ao frequentar o lugar, fato inclusive
que torna o lugar muito conhecido mundo à fora.
Caso curioso que ao
nosso entender também integra as práticas New Age Popular é a Igreja
Maradoniana, com sede na Argentina. A igreja instituída para celebrar o jogador
argentino Diego Maradona, conta adeptos espalhados pelo mundo principalmente
argentinos. A Igreja foi fundada no ano de 1998 na Cidade do Rosário. Para os
adeptos, a data do nascimento do Diego Maradona é considerado o Natal e conta
com uma espécie de 10 mandamentos que devem ser cumpridos pelos seus fiéis,
dentre eles estão “amar o futebol sobre todas as coisas” e “declarar amor
incondicional ao Diego e ao futebol”. Conta com rituais de batismo e casamento.
Por último, tratamos
também das influências que a cultura japonesa e chinesa exercem na
religiosidade popular brasileira, e como esses elementos foram recepcionados e
difundidos no Brasil, principalmente a partir da década de 1980 com a grande
difusão a partir do Cinema, com o Filme Karatê Kid (1984) que trouxe para o
Brasil aspectos filosóficos e dogmáticos.
Além desses temas em
especifico, as discussões por diversos aspectos sociais e econômicos que
complementam o cenário a qual esses movimentos ganharam espaço e acabaram se
difundindo, bem como discutimos as trocas entre eles e outras religiões
consideradas tradicionais, e práticas mais subjetivas das formas de crer.
Complementando o
assunto, para aa discussão assim como temas diversos, foram utilizadas
metodologias diversas para a abordagem do assunto, os debates como eixo norteador
das discussões, bibliografias sobre os movimentos, vídeos e imagens compuseram
a forma como a disciplina se delineou. Não menos importante, os alunos
trouxeram as suas contribuições pessoais e exemplos empíricos da vivência das
formas de crer na contemporaneidade.
Enfim, todas as
Religiões New Age aqui mencionadas e muitas outras, estampam a pluralidade das
formas de crer da pós-modernidade, a hibridização, as adaptações, os novos
significados para símbolos usados anteriormente ou contemporaneamente em
diversos espaços. No caso brasileiro apesar do número de adeptos e visitantes
muitas delas figuram em cenários secundários e estereotipados, sendo alvo comum
do preconceito e da intolerância religiosa. A proposição desse artigo, bem como
das discussões efetuadas tem também como um dos objetivos ampliar o leque de
informações para que cada vez mais pessoas tenham acesso a informação e possam
desmistificar o preconceito sobre determinadas disseminações religiosas. Nesse
sentido, sobre a relação dessas novas práticas na sociedade, Guerriero afirma:
“O que garante a
presença das novas práticas é o sistema de crenças compartilhado por seus
agentes. Esse sistema guarda estreitas relações com o conjunto de valores
existentes na cultura. Da mesma forma que se alimenta desta última acaba
contribuindo com sua parcela, pequena que seja, na composição de novas visões
no âmbito mais amplo da sociedade.”(GUERRIERO 2009 P.50)
Consideramos de
fundamental importância que o debate sobre a diversidade religiosa e das formas
de crer. Entende-se que esse debate ultrapasse as salas de aula dos cursos de
Ciências Humanas e chegue a outras áreas do saber, bem como nas escolas de
Ensino Básico e por conseguinte também chegue à sociedade e ao público em
geral. Pois apenas com uma sociedade bem
informada e conhecedora das diferenças podemos eliminar o preconceito e a
intolerância religiosa. Essa também é a percepção assumida na nossa análise
desses movimentos: parece-nos que muitos deles tentam estabelecer um caráter
ecumênico e harmônico com as mais variadas formas de crer e se comportar diante
do sagrado.
É preciso esvaziarmos
de nós mesmos para tentar entender um pouco do outro, é preciso que tenhamos
abertura de entender que a prática ritualística de alguém não está nem certa e
nem errada, e esse não é o nosso objetivo enquanto pesquisa. Não existe uma
versão verdadeira dos fatos para os historiadores contemporâneos, são várias
versões de um mesmo fato, e no caso desse artigo não é diferente, a intenção é
que tenhamos uma visão amplas das formas de crer, entendendo a diversidade e a
pluralidade existente tanto no Brasil, como na América Latina e no mundo a
partir da discussão aqui empreendida. Enfim, tratamos nesse breve artigo das
experiências em sala de aula sobre a religiosidade contemporânea, esse artigo
pretende também divulgar os resultados das discussões em sala de aula, bem como
iniciar as discussões para um aprofundamento de questões relativas a
diversidade religiosas empreendida com o decorrer da continuidade do desenvolvimento
desse objeto.
Referências
Jessica Kaline Vieira
Santos atualmente é Aluna de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em História
pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE(2020). Professora do
Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN,
no Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES, Campus Caicó-RN(2020). Possui
Mestrado em História pelo Programa de pós-graduação em História da Universidade
Federal de Campina Grande – UFCG(2019). E Graduação em História pela
Universidade Estadual da Paraíba-UEPB(2017). É membro ativo do grupo de
pesquisa Religião, Ruralidades e Movimentos Sociais vinculado ao Departamento
de Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Suas
pesquisas se referem a movimentos doutrinários e religiosos contemporâneos no
Brasil e sua atuação profissional se desenvolveu nas áreas de História do
Brasil, Estagio Supervisionado e Ensino de História.
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Endereços eletrônicos
consultados:
Igreja Maradoniana:
https://trespontos.blog.br/2016/11/02/igreja_maradoniana/
Santo Daime:
https://www.santodaime.org/site/institucional/
União do Vegetal:
https://udv.org.br/a-uniao-do-vegetal/
CARA JESSICA
ResponderExcluirParabenizo por seu texto a brilhante temática sobre NEW AGE POPULAR, e que nos traz um reflexão sobre as diversidades culturais e religiosidades em que o texto aborda a ideia da nova historia cultural que faz parte de um modelo historiográfico para ser discutido. Diante desse contexto também abordei com um texto nesse evento sobre as religiosidades e as diversidades em que se apresentam e também sobre o preconceito contra essas religiões não cristãs. Eu vejo que nos últimos anos com um advento de um discurso mais preconceituoso as religiões não cristãs vem sendo atacas por uma ideia fundamentalista.Neste contexto qual será a principal defesa das religiões NEW AGE POPULAR e como nos Historiadores poderemos contribuir para o preconceito e os ataques desse discurso fundamentalista contra as liberdades religiosas e das minorias?
ELOIS ALEXANDRE DE PAULA
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ExcluirOlá,
ExcluirPrimeiramente agradeço por ter lido e gostado do texto.
Quanto a sua pergunta, é bastante pertinente que nós enquanto historiadores pensemos nesses temas e qual a forma de abordagem que devemos adotar na conduta da nossa profissão. Acredito que as Religiões consideradas da Nova Era assim como as próprias religiões tradicionais vem sofrendo com uma onda de preconceito extremamente forte e difícil de ser combatido nos dias atuais, contanto, talvez por não terem um caráter proselitista, as New Age possam aprender a conduzir a própria conduta contra o preconceito, entretanto observamos justamente nesse sentido que as mesmas tendem a ser menos divulgadas e conhecidas, dessas muitas vezes tratadas como "seitas" ou "sociedades secretas" justamente por tentarem se proteger dessa onda de preconceito, uma das alternativas pra isso é justamente se manterem afastadas dos grandes centros com as devidas exceções, logicamente. Quanto a nós Historiadores, acredito eu que devemos nos debruçar a pesquisar e a falar sobre essas religiões, para os nossos alunos e para a comunidade em Geral. Precisamos alcançar cada vez mais a sociedade letrada ou não. O nosso discurso acadêmico precisa ultrapassar os muros de nossas escolas e universidades e atingir com uma linguagem acessível aqueles que precisam de conhecimento, pois só com ele mudaremos esse panorama preconceituoso. Exemplos práticos são as rodas de conversa promovidos nas comunidades, a interação com nossos alunos e pais de alunos mesmo que a principio haja certa resistência, aproximando o nosso discurso é que vamos estar mais próximos da sociedade.
Grande Abraço e espero ter contribuído!
Att. Jessica Santos
Olá Jessica, achei seu texto muito interessante, é a primeira vez que leio sobre New Age Popular e gostaria de entender melhor sobre o assunto. Até que ponto o movimento New Age Popular é uma novidade do século XX ou apenas uma evolução do sincretismo religioso presente no Brasil há tempos, porém em novas vertentes religiosas?
ResponderExcluirAugusto Agostini Tonelli
Augusto, entendemos as New Age's Populares como resultado do processo de Hibridização que as religiões experimentam no Brasil há bastante tempo. O que diferencia por vez as New Age's Populares das religiões tradicionais é o fato de que na sua essência elas na maior parte das vezes não se auto-identificam como religiões e sim como movimentos doutrinários e filosóficos, outro fator determinante para que se tronem "novidade no seculo XX" está na possibilidade de transito religioso, podendo um integrante em alguns casos fazer parte dos movimentos New Age e integrar também espaços das religiões tradicionais.
ExcluirNas New Age's o indivíduo é o responsável pela sua evolução, e nesse sentido tem uma maior liberdade de escolha com relação as suas praticas.
Espero ter contribuido!
Grande Abraço.
Jessica Santos.