Giovana de Souza de Lima e Márcia Marlene Stentzler


O ENSINO DA HISTÓRIA A PARTIR DA CULTURA DO ESPORTE NA FORMAÇÃO DO ALUNO NO COLÉGIO ESTADUAL DE PARANAVAÍ [PR] - DÉCADA DE 1970




Neste trabalho, os temas história, memória e patrimônio documental estão como centro de desenvolvimento, tendo como base a pesquisa de campo em arquivos, para o ensino e aprendizagem de história. A pesquisa que realizamos como parte do programa de Iniciação Científica da Unespar, período de 2019 - 2020. Está vinculada ao Núcleo de Catalogação e Pesquisas em História da Educação [NUCATHE] e ao Centro de História e Memória oral: programa permanente de pesquisa e extensão em história da educação. Essa pesquisa oportunizou reunir elementos da história da educação local, tendo por base vivências pedagógicas e formadoras da vida cotidiana dos alunos do Colégio Estadual de Paranavaí, final da década de 1970. O objetivo deste estudo é compreender interfaces entre o ensino de história e a preservação de acervos históricos em arquivos locais, pois todas as cidades tem uma história que deve ser conhecida e preservada.

A pesquisa foi desenvolvida nos arquivos da escola compreendeu ações no Centro de Memória do Colégio supracitado e na Câmara Municipal do município de Paranavaí, onde há acervo de periódicos do Diário do Noroeste, disponível para consulta pública. Também foi consultado o Projeto Político Pedagógico da escola e realizadas leituras sobre o tema. Identificamos aspectos intrínsecos do ambiente foco da pesquisa considerando o recorte enquanto período histórico de acontecimento, ditadura militar, ao final da década de 1970, atentando para cenário que rodeia o ambiente escolar e suas práticas.

Esta pesquisa foi desenvolvida de forma colaborativa, em conjunto com estudante de iniciação científica júnior, do 3º ano do curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual de Paranavaí. A pesquisa trouxe informações  relevantes para a compreensão do objeto de estudo, como por exemplo dados de criação da escola e sua estrutura em relação à prática de esportes, tendo por base o histórico do Colégio. [SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ, 2016]. Esta pesquisa sobre a história da instituição, se organizou com base em dados desde a fundação, no ano de 1954, como o Ginásio Municipal,  inaugurada na data de 01 de março de 1955. A legislação sobre a criação desta escola está disponível no arquivo da Câmara Municipal de Paranavaí. O Ginásio Municipal de Paranavaí foi criado por meio do Decreto nº 80 de 3 de julho de 1954, de autoria de Loureiro Junior. No final do mês de julho, por proposição de Ivo Carvalho Duarte, foi aprovado crédito de CR$1.580,00 para a “construção de um ginásio municipal”. No ano seguinte, a proposição do poder executivo foi destinado “verbas da dotação orçamentária de 1.955, para atender as despesas com o corpo docente do Ginásio Municipal de Paranavaí”, por meio do Decreto nº110 de 13 de maio de 1955. [CAMARA MUNICIPAL DE PARANAVAÍ, 1954a; 1954b; 1955].

No ano de 1970 foi fundado um grêmio esportivo no colégio, com o objetivo de “inovar as práticas esportivas e conectar-se ainda mais as Ligas do Paraná.” [SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ, 2016, p. 2]. Nesse período o contexto esportivo estava muito valorizado, conforme pudemos observar também na sala onde está o Centro de Memória da escola e pela pesquisa realizada no periódico O Diário do Noroeste. Havia inúmeras atividades esportivas, com grande participação de estudantes da escola. Isso se deve a política governamental de incentivo a prática do esporte para a formação integral das pessoas. A escola era lugar de formação da mente e do corpo. De acordo com o Projeto Político Pedagógico do colégio, foram tomadas medidas de implantação da pista de atletismo, a qual permanece até os dias atuais como a única do município. Também foram construídas três quadras para práticas esportivas.

Esses fatos justificam a importância da pesquisa para o ensino de história em uma instituição educacional, como o Colégio Estadual de Paranavaí que cumpriu e cumpre atualmente um papel essencial nas atividades esportivas no município. É o único estabelecimento a possuir uma pista de atletismo na cidade. Mas, é importante também observar a ampliação gradual do espaço físico do colégio visando atender as necessidades do meio social, ponto relevante no desenvolvimento da pesquisa e especificamente na área esportiva.

Estudo em arquivos para aprender e ensinar história
A análise documental das fontes a disposição, revela aspectos importantes da instituição trabalhada e de todo contexto do período pesquisado, ultrapassando a esfera escolar e considerando o momento histórico como uma ditadura civil militar instaurada no país no ano de 1964 e que estabelece uma organização socioeducacional, enfatizando a prática esportiva no processo de formação dos jovens. O Regime mostra seus reflexos em todos os âmbitos sociais, sendo o ambiente escolar um significativo indicador social.

No trabalho com estas fontes primárias e no desenvolvimento da pesquisa, é importante destacar o enorme valor do conhecimento e valorização da história e memória tanto em sua preservação quanto no reconhecimento destes itens como patrimônio essencial para o enriquecimento histórico e de memória, pois a partir desta seleção e preservação de fontes é que se torna possível apurar importantes acontecimentos que tiveram impacto na vida cotidiana do ambiente escolar e deste modo assimila-lo a organização da sociedade no período pesquisado. Como escreve Le Goff [1990, p.13] “O tempo histórico encontra, num nível muito sofisticado, o velho tempo da memória, que atravessa a história e a alimenta.” As fontes documentais permitem ao pesquisador conhecer e desvendar acontecimentos passados.

O Centro de Memória do Colégio Estadual de Paranavaí tem notícias, troféus, álbuns de fotos e objetos antigos como projetores, computadores e outros itens que foram utilizados em outras décadas. Durante as visitas para pesquisa à instituição escolar, fotografamos e identificamos os objetos expostos para a pesquisa. Destaca-se que esses estão organizados em uma sala de modo a expor parte da história do colégio. Concordamos com Pintassilgo e Pedro [2012], que a importância de se conhecer um arquivo de uma instituição está na possibilidade de acompanhar as mudanças, especificidades e características que de outra maneira não seria possível, portanto cada composição encontrada traça um aspecto essencial da história da instituição destaca-se deste modo a relevância da pesquisa em arquivos documentais.


Fotografia 1: Acervo do Centro de Memória do Colégio
Fonte: Acervo da pesquisadora.

A fotografia é do Centro de Memória do Colégio. Nele, há vários objetos históricos, com notícias, fotografias de formandos e de eventos, e uma coleção de troféus de premiações pela participação em eventos esportivos. Inclusive, há um piano que era utilizado em aulas de canto e música.

Outro local de pesquisa foi a Câmara Municipal da cidade de Paranavaí que tem em seu acervo, periódicos da cidade. Tivemos acesso ao Diário do Noroeste, cujos exemplares estão encadernados e são a partir de Outubro de 1971. Neles localizamos noticias da cidade que se alinhavam com o tema ou que destacavam o Colégio Estadual de Paranavaí. Chamou nossa atenção, tanto no acervo da escola, quanto nas notícias do jornal, a educação geral em nível de incentivos governamentais para esportes alinhados com o cotidiano escolar. Essas fontes foram significativas, o que impulsionou nossas pesquisas para fins de compreender o destaque que as competições escolares de caráter esportivo obtinham naquele período. É possível observar uma posição da política do país que visava estimular a prática de esportes, com a criação de movimentos de desenvolvimentos de atividades físicas e de integração social.

Vê-se a importância da preservação de um arquivo como este disponível na câmara municipal, que auxilia no desenvolvimento de pesquisas e que, sobretudo preserva a memória da cidade de Paranavaí, tal qual diz Celso Castro [2008, p. 18], no livro Pesquisando em arquivos “Em sua dimensão pessoal [mas que também é social], a memória [no sentido de evocação do passado, de capacidade de reter o ‘tempo perdido’] aparece como garantia de nossa identidade”. O papel da educação é preservar a história e memória.


Fotografia 2: Atividades esportivas
Fonte: Acervo da pesquisadora

A memória das conquistas esportivas é muito forte na escola e isso passamos a perceber na medida em que nos aporfundamos na investigação sobre os arquivos. Passamos, então a nos aprofundar em diversos demonstrativos de valorização do esporte naquele período como exemplo, a grande quantidade de medalhas e troféus dispostos no memorial do colégio pesquisado, além de fotografias que registram estes momentos de competição com alunos sendo premiados e reconhecidos por seu bom desempenho em modalidades esportivas. Já nos periódicos disponíveis na Câmara Municipal da cidade, que também compreende este período, notamos o alinhamento das notícias com a prática esportiva, destacando escolas que participavam dessas competições e também dando destaque ao nome dos alunos vencedores dos jogos escolares.

Nesta pesquisa analisamos a história a partir do aspecto esportivo ligado a educação na sala de aula. Objetivamos, além da demonstração da importância deste fator, também ressaltar o papel da escola na formação do corpo e da mente de seus alunos, considerando ainda os projetos esportivos desenvolvidos naquela fase temporal da década de 70. Havia premissas, motivações e principalmente sobre o resultado no cotidiano escolar e do seu redor, considerando a comunidade e também o fator histórico de período se tratando do contexto em que o país se encontrava nesta década, dentro de um regime militar. O destaque é para a Lei nº 6.251, sancionada pelo presidente Ernesto Geisel no ano de 1975, que trata sobre o incentivo ao esporte no meio escolar revelando a importância do uso do esporte como uma ferramenta educadora neste período. [BRASIL, 1975].

Segundo a lei, no Art. 3º, “A União, os Estados, o Distrito Federal, os Territórios e os Municípios conjugarão recursos, técnicos e financeiros, para promover e incentivar a prática dos desportos em suas diversas modalidades”. [BRASIL, 1975]. E também se destaca “Art. 5º O Poder Executivo definirá a Política Nacional de Educação Física e Desportos, com os seguintes objetivos básicos:

I - Aprimoramento da aptidão física da população;
II - Elevação do nível dos desportos em todas as áreas;
III - Implantação e intensificação da prática dos desportos de massa;
IV - Elevação do nível técnico-desportivo das representações nacionais;
V - Difusão dos desportos como forma de utilização do tempo de lazer”. [BRASIL, 1975]

Tendo em vista os pontos já estabelecidos, a construção de uma “pedagogia corporal” dentro das escolas, assim denominada por Nailze Pereira de Azevedo Pazin, na dissertação intitulada Do esporte para todos à constituição de uma pedagogia corporal no Brasil 1970-1985, [PAZIN, 2004] o movimento Esporte para Todos e a cultura que o circulava nas décadas de 1970-80 foi diferente de outras atividades até então desenvolvidas. Para ela essa “dada cultura ou um determinado grupo social criou maneiras de conhecer, controlar, governar e organizar o corpo conforme interesses pessoais ou coletivos. [PAZIN, 2004, p. 12].

Podemos entender e contextualizar o contexto histórico e educacional, considerando as fontes obtidas no desenvolvimento deste trabalho e nos aprofundar neste meio compreendendo a relevância da prática do esporte na educação mental e corporal de jovens e crianças, a motivação do incentivo esportivo por meio das instituições e a razão da valorização deste fator. O estimulo a competição e a honra da vitória reconhecida e premiações com medalhas e troféus, que tem sua importância e destaque até os dias de hoje em que estão dispostos no memorial do colégio.

Considerações finais
A pesquisa possibilitou responder a apontamentos e questões pertinentes a esta pedagogia corporal e esta cultura do esporte. As diversas fontes encontradas no Colégio Estadual de Paranavaí e na Câmara Municipal de Paranavaí foram fundamentais para entender a dinâmica educacional e esportiva que era comum ao governo militar.

Este trabalho foi realizado com o objetivo de compreender interfaces entre o ensino de história e a preservação de acervos históricos em arquivos locais. Os materiais localizados são ricos e revelam ações para a educação e prática de esportes envolvendo a escola e comunidade. As inúmeras fotografias de eventos esportivos mostram quanto os esportes eram valorizados, associados a formação física da juventude. Políticas esportivas como essa, foram se perdendo e atualmente o incentivo a prática de esportes entre os estudantes é bem menor.

Referências
Giovana de Souza de Lima é acadêmica do último ano do Curso de História, da Unespar, campus Paranavaí. Bolsista de PIBIC da Unespar [2019-2020]. E-mail: giovanadesouzadelima@gmail.com
Márcia Marlene Stentzler é doutora em Educação. Docente no curso de Pedagogia da Unespar, campus Paranavaí. Docente no Programa de Pós-Graduação PPIFOR, Unespar. Líder do NUCATHE. Coordenadora do Centro de História e Memória oral. E-mail: mmstentzler@gmail.com

BRASIL. Lei n° 6251, de 8 de outubro de 1975. Brasília, 1975.
CAMARA MUNICIPAL DE PARANAVAÍ. Decreto nº 80/54. Paranavaí, 1954a.
CAMARA MUNICIPAL DE PARANAVAÍ. Decreto nº 89/54. Paranavaí, 1954b.
CAMARA MUNICIPAL DE PARANAVAÍ. Decreto nº 110/55. Paranavaí, 1955.
CASTRO, Celso. Pesquisando em arquivos. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
Le GOFF, Jacques. História e memória. Tradução Bernardo Leitão ... [et al.] -- Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990.
PAZIN, Nailze Pereira de Azevedo. Do esporte para todos à constituição de uma pedagogia corporal no Brasil [1970-1985]. Dissertação [Mestre em Educação] - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
PINTASSILGO, Joaquim; PEDRO, Léa Cristina. O arquivo histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa: análise da documentação existente. In: Conferências. Congresso Luso-brasileiro de história da educação. Lisboa, 2012.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ. Histórico do CEP. Paranavaí, 2016. Disponível em:
<http://www.pvaparanavai.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/22/1860/13/arquivos/File/HIST
ORICO_COMPLETO_DO_CEP_2016.pdf >. Acesso em: 20 de fevereiro de 2020.

7 comentários:

  1. Oi, Giovana!
    Parabéns por sua pesquisa. Trabalho muito relevante para compreender a história da educação de Paranavaí e região. A prática esportiva foi um dos elementos relevantes para a escolarização de crianças e jovens no período que vocês está pesquisando. Comente sobre os arquivos que você está utilizando, onde estão as fontes de pesquisa. O que mais marcou você nesse período da pesquisa? Por que?

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    1. Olá, obrigada por sua pergunta.
      Os arquivos que serviram de base para o desenvolvimento deste trabalho estão disponíveis na câmara municipal de Paranavaí e também no colégio Estadual de Paranavaí, o que mais me marcou no andamento da pesquisa foi compreender o esporte como um elemento que foi amplamente utilizado nesse período como forma educadora de varias formas e até mesmo de disciplina.

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  2. Giovana e Márcia, a partir da prática esportiva é possível educar e estimular a integração social, além de ser um meio de se aproximar de uma melhor inclusão social, é criado um espírito de união. Qual foi o legado para a cidade após os anos 70? É possível verificar no cotidiano da população da cidade mais empatia e inclusão até os dias atuais e passando de geração para geração esse comportamento?

    Victor Barros Di Vaio

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    1. Olá, Victor obrigada por sua pergunta
      No desenvolvimento deste trabalho foi realmente possível observar os desdobramentos do incentivo a prática de esportes deste período, uma descoberta deste trabalho foi a revelação de que a quadra de esportes do colégio pesquisado, foi a primeira a ser construída na região e é utilizada até os dias de hoje.

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  3. Olá Giovana.

    Parabéns!!! muito bonita a sua pesquisa e os resultados obtidos.
    Você sente que através dos resultados obtidos através de suas pesquisas, te tornaram mais apta a compreender as historias de um determinado local, e a importância de pesquisas iguais a sua para a preservação das historias de pessoas e um determinado local?

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    1. Olá, obrigada por sua pergunta.
      Sim, cada trabalho desenvolvido a partir do campo da pesquisa sempre revela aspectos muito importantes da história do ambiente pesquisado e de seu entorno, além de contribuir para futuras pesquisas e é claro para a valorização e preservação da história.

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  4. Joabe da Silva Martins21 de maio de 2020 às 14:19

    Olá Giovana.

    Parabéns!!! muito bonita a sua pesquisa e os resultados obtidos.
    Você sente que através dos resultados obtidos através de suas pesquisas, te tornaram mais apta a compreender as historias de um determinado local, e a importância de pesquisas iguais a sua para a preservação das historias de pessoas e um determinado local?

    Joabe da Silva Martins

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